Confira os 18 cursos do 46º ENAPEF:

Adiado!

Curso 1 - Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras na Sala de Aula

CRIS VIEIRA

  • Aprendizagem no século XXI;

  • Aspectos da Neurociência para uma aprendizagem significativa;

  • Práticas Inovadoras para sala de aula;

  • Peer Struction, Problem Based Learning, Fish Bowl e outras metodologias ativas.

Curso 2. Jogos Recreativos e Brincadeiras na Escola

FABIÁN MARIOTTI

  • Valor epistemológico do jogo;

  • Jogos e brincadeiras com recursos sonoros;

  • Jogos para reuniões de pais;

  • Canções Infantis e Rodas;

  • Canções que viram jogos;

  • Brincadeiras para esquema corporal, espaço e tempo;

  • Afetividade, integração e alegria: elementos básicos para construir uma atitude lúdica.

Curso 3. Regras dos Desportos Escolares: Atletismo, Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal

OLMIRO BUSANELLO; FABRÍCIO PEREIRA; DANILO DOS SANTOS 

Atualização das regras de Atletismo, Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal.

Curso 4. Workshop de Corrida

LEONARDO RIBAS 

  • Introdução ao treino de corrida; classificação das corridas; histórico e estatística;

  • VMA – velocidade máxima aeróbica; métodos de treinamento; exercícios teórico/práticos com VMA e métodos de treinamento;

  • Processo energético – capacidade e potência aeróbica;

  • Treino de força para corredores – subida / circuitos / academia / técnica de corrida (subida/ grama / areia / plano); Controles de carga externa e interna;

  • Aquecimento – teoria;

  • Exercícios de flexibilidade dinâmica; exercícios técnicos de corrida; exercícios técnicos em barreiras (mobilidade / coordenação / técnica);

  • Prática do aquecimento: mobilidade articular; mobilidade com barreiras (prática, se houver barreiras)

  • Progressões/Acelerações. 

Curso 5. Personal Trainer: Gestão, Marketing e Treinamento

DANIELA AZEVEDO; GUGA BINOTTO

•    Prescrição de Treinamento X Importância do planejamento X Melhores resultados;
•    Técnicas alinhadas com a necessidade, objetivo e potencial dos clientes para alcançar resultados;
•    Entender, alinhar, organizar e direcionar cada sessão de treino;
•    Sistema e métodos para aperfeiçoar o planejamento do treinamento, bem como evolução do aluno/cliente;
•    Prática de exercícios (checklist de movimento e correções0. Por que? Quando? E como utilizar na sessão de treino.

 

A importância de fazer a Gestão da sua Carreira
•    Personal Você S/A
•    O Ciclo da Venda Perfeita
•    Os 10 Erros que o Personal Trainer comete na hora de Vender seu Serviço
•    Estratégias de Atração e Captação de Novos Clientes
•    Estratégias de Fidelização de Clientes
•    Como fechar Parcerias
•    Como Vender Planos e Fugir da Sazonalidade
•    Marketing Digital para Personal Trainers
•    Como criar Conteúdos para suas Postagens
•    A Importância da Consistência nas Postagens
•    Como Transformar seu Instagram em uma Máquina de Vendas
•    9 Formas de Aumentar seu Faturamento como Personal e Faturar mais de R$ 10 Mil por mês

 

Curso 6. Hidroginástica: metodologia e prática

GILBERTO OLIVEIRA (Giba) 

•    O que é Hidro?;  Histórico da atividade de hidroginástica;

•    Formas de trabalho; Modelos de trabalho;
•    Variações, Intensidade;
•    A música ajudando e atrapalhando;
•    Periodização;
•    Públicos especiais.

Curso 7. Exercício Físico para Grupos Especiais: Câncer Infantil e Cardiopatias

DENINSON FERENCI; CLÁUDIA FETTER

Treinamento Físico Funcional para Crianças com Câncer:

  • Prevenção X Reabilitação

  • *Tipos de Câncer e sua relação com o Exercício

  • *Treinamento Funcional: Os padrões de movimentos na Reabilitação

  • H.I.I.T (Treinamento Intervalado de alta Intensidade na Reabilitação

  • Educação Fisica na área hospitalar: Relação aluno/paciente.

  • FMS (Sistema de Movimento Funcional) e o DNS (Sistema Neurodesenvolvimental) na Reabilitação.

Cardiopatias:

  • Das evidências científicas à prática clínica: manejo dos principais fatores de risco cardiovasculares e cardiopatias;

  • Benefícios dos exercícios respiratórios sobre saúde cardiovascular;

  • Método e aplicativo CardioBreath (Prática).

Curso 8. Aspectos Jurídicos para academias

CRISTIANE DE ALMEIDA OAB/RS 60229

•    Questões trabalhistas;
•    Responsabilidade civil com os alunos;
•    Órgãos de fiscalização.

Curso 9. Recepção e Vendas na academia

GUGA BINOTTO

  • O que é Vender? Conceito; •    Características do Vendedor de Sucesso;

•    Os Erros mais Comuns cometidos pelos Vendedores;
•    Segredo do Sucesso em Vendas; •    As Leis da Venda; •    Ciclo da Venda;
•    Entendendo o Ciclo da Venda em 6 Etapas;
•    Técnicas e Estratégias de Negociação; •    Técnicas e Estratégias de Quebras de Objeção;
•    Boletim de Visita; •    Script de Venda como Ferramenta de Otimização de Resultados;
•    Rapport: Comunicação da forma correta;
•    Ciclo de Compra do Cliente;
•    Como Vender Planos. Fale Menos e Ouça Mais.

Curso 10. Inclusão na Prática da sala de aula

RAÍSA NASCIMENTO; CRISTIANE DE LORENZO

•    Público alvo da educação inclusiva;
•    Processos inclusivos;
•    Adaptação curricular;
•    Atendimento Educacional Especializado;
•    Troca de experiências.

Curso 11. Psicomotricidade, Autismo e Educação Física Escolar Inclusiva

JULIANO PADILHA; CLAUDIA ALFAMA

Objetivo 1: compreender a importância da Psicomotricidade na escola:
A. Eixos psicomotores. 1. Métodos e teorias da psicomotricidade. B. O corpo em questão: 1. A aprendizagem por meio do movimento corporal. 2. Afetividade, a importância dos vínculos afetivos. C. Desenvolvimento global e psicomotor: 1. Os primeiros anos de vida e a infância. D. Conceitos da Psicomotricidade: 1.esquema corporal, 2.Tônus 3. Coordenação ampla e fina 4. Equilíbrio 5. Organização espacial e temporal 6. Lateralidade. 7. Ritmo 8. Percepção E. Diferentes áreas da intervenção psicomotora.

 

Objetivo 2: problematizar os conceitos de diferença, diversidade, inclusão, instrumentalizando os participantes para uma atuação inclusiva frente à diversidade, buscando romper com as barreiras atitudinais, estimulando e intensificando a participação dos alunos com deficiência nas aulas de educação física, possibilitando as mesmas o reconhecimento de potencialidades, funcionalidades, autoestima, qualidade de vida e viabilização da cidadania.
•    Diálogos com a Inclusão Escolar;
•    Conceito e Aplicação da Atividade Física para Pessoas com Deficiência;
•    Atividades Escolares Inclusivas;
•    Experiências e Práticas em Esportes Paralímpicos na Escola.

Curso 12. Circuito Funcional e Ritmos na Escola

RAFAEL LACAVA; MÍRYAN BRAUCH

•    Dança escolar: didáticas e aplicabilidade da dança na educação física escolar, do 1º ao 9º ano , de acordo com o Referencial Curricular Gaúcho;


•    Circuitos funcionais escolares com materiais alternativos;
•    Ritmo/música  nas atividades lúdicas  e recreativas;
•    Dinâmicas de integração, antiestresse e relaxamento;
•    Professor/ Novas práticas na escola;
•    Dança, ritmos e movimento com  materiais alternativos;
•    O desenvolvimento da coordenação através do ritmo;
•    A importância da Educação Física  como meio de acolhimento e inclusão na escola;
•    O papel do professor no resgate da corporeidade.

 

Curso 13. BNCC e Referencial Curricular Gaúcho (RCG)

DANUSA ZANELLA

BNCC:

  • Marcos legais:

  • Construção da Base:

  • Conceitos.

 

RCG (Referencial Curricular Gaúcho):

  • Estrutura;

  • Utilização prática.

 

ESPORTE EDUCACIONAL:

  • Diferença entre Esporte Educacional na Educação Física x  Esporte Educacional de Rendimento;

  • Estrutura do Esporte Educacional no RS

Curso 14. Convenção de Ritmos

FERNANDO SARAIVA; DUDU PEREIRA; GRAZI FANTI; JOÃO HENRIQUE NETO;THATY ENERGIA; ADILSON SOARES; TÂNIA DE OLIVEIRA; JOSÉ RODOLFO GOMES; DÉBORA GRINGS

  • Ritmos Total; 

  • Dinâmica Corporal;

  • Funk Pop;

  • Hit Pop;

  • Ritmos latinos;

  • Swing Brasil;

  • Samba;

  • Zumba;
  • Ritmos, Dança e Autoestima;

  • Flamenco Fit

Curso 15. Natação para todas as idades

GILBERTO OLIVEIRA (Giba)

•    Natação para bebês; •    Importância da natação para os bebês;
•    A condução da aula pelo professor e a importância do acompanhante nas aulas;
•    Avaliação de aprendizagem;
•    Aulas musicalizadas;
•    Formas de pegada das crianças;
•    Níveis de divisão das turmas;
•    Natação para idosos;
•    Programação e Periodização dos treinos;
•    Natação fora da piscina.

Curso 16. Suplementação e Comportamento Alimentar no Manejo da Obesidade

JOCELITO BIJOLDO MARTINS; MONICA BROILO

•    Entendo o processo de emagrecimento;
•    Mecanismos fisiológicos do emagrecimento;
•    Quando usar suplementos objetivando o emagrecimento;
•    Estratégias do uso de suplementos para o emagrecimento baseado em evidências


•    Definindo Comportamento Alimentar;
•    Formação do Comportamento Alimentar e sua Influência nos Desfechos em Saúde ao longo da vida;
•    Obesidade e Comportamento Alimentar;
•    Manejo Alimentar e Nutricional no Tratamento da Obesidade.

Curso 17. Introdução ao Treinamento Funcional

DANIELA AZEVEDO; DIEGO ROUXINOL

•    Fundamentos Básicos e preparação para treinar movimento;
•    Por onde começar? Visão organizada sobre treinamento;
•    Por que avaliar movimento? Testes de avaliação;
•    Mo-estabilidade;
•    Controle motor/integração;
•    Pré – habilitação (como organizar e sistematizar);
•    Exercícios corretivos;
•    Montagem de uma sessão de treino voltada para aprimorar os déficits do cliente/aluno ou atleta.


•    O paradigma do Treinamento de Força no Fitness;
•    Quais são as diferenças entre a abordagem convencional e a funcional do Treinamento de Força?
•    Como o treinamento de Força pode influenciar na performance, saúde e prevenção de lesões?
•    Análise biomecânica e cinesiológica dos exercícios de Força Funcional;
•    Entendendo a Taxa de Produção de força e sua importância;

 

Curso 18. Musculação

CARLOS DE MACEDO

  • Treinamento de força na saúde, na doença e na performance esportiva;

  • Métodos de treinamento de força;

  • Relação entre força, flexibilidade e capacidade aeróbica;

  • Treinamento de força para hipertrofia e combate à flacidez;

  • Treinamento de força baseado em evidências (estudos científicos).

 

Rua José do Patrocínio, 721 cj. 401 - Cidade Baixa / Porto Alegre

Fone (51) 3221.01.29 - 51 9762-5155 WhatsApp

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

Segunda à Quinta  14h às 17h 

E-mail: apefrs@apefrs.com.br