Confira os 18 cursos do 46º ENAPEF:
Cancelado!

Curso 1 - Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras na Sala de Aula
CRIS VIEIRA
-
Aprendizagem no século XXI;
-
Aspectos da Neurociência para uma aprendizagem significativa;
-
Práticas Inovadoras para sala de aula;
-
Peer Struction, Problem Based Learning, Fish Bowl e outras metodologias ativas.

Curso 2. Jogos Recreativos e Brincadeiras na Escola
FABIÁN MARIOTTI
-
Valor epistemológico do jogo;
-
Jogos e brincadeiras com recursos sonoros;
-
Jogos para reuniões de pais;
-
Canções Infantis e Rodas;
-
Canções que viram jogos;
-
Brincadeiras para esquema corporal, espaço e tempo;
-
Afetividade, integração e alegria: elementos básicos para construir uma atitude lúdica.

Curso 3. Regras dos Desportos Escolares: Atletismo, Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal
OLMIRO BUSANELLO; FABRÍCIO PEREIRA; DANILO DOS SANTOS
Atualização das regras de Atletismo, Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal.

Curso 4. Workshop de Corrida
LEONARDO RIBAS
-
Introdução ao treino de corrida; classificação das corridas; histórico e estatística;
-
VMA – velocidade máxima aeróbica; métodos de treinamento; exercícios teórico/práticos com VMA e métodos de treinamento;
-
Processo energético – capacidade e potência aeróbica;
-
Treino de força para corredores – subida / circuitos / academia / técnica de corrida (subida/ grama / areia / plano); Controles de carga externa e interna;
-
Aquecimento – teoria;
-
Exercícios de flexibilidade dinâmica; exercícios técnicos de corrida; exercícios técnicos em barreiras (mobilidade / coordenação / técnica);
-
Prática do aquecimento: mobilidade articular; mobilidade com barreiras (prática, se houver barreiras)
-
Progressões/Acelerações.

Curso 5. Personal Trainer: Gestão, Marketing e Treinamento
DANIELA AZEVEDO; GUGA BINOTTO
• Prescrição de Treinamento X Importância do planejamento X Melhores resultados;
• Técnicas alinhadas com a necessidade, objetivo e potencial dos clientes para alcançar resultados;
• Entender, alinhar, organizar e direcionar cada sessão de treino;
• Sistema e métodos para aperfeiçoar o planejamento do treinamento, bem como evolução do aluno/cliente;
• Prática de exercícios (checklist de movimento e correções0. Por que? Quando? E como utilizar na sessão de treino.
A importância de fazer a Gestão da sua Carreira
• Personal Você S/A
• O Ciclo da Venda Perfeita
• Os 10 Erros que o Personal Trainer comete na hora de Vender seu Serviço
• Estratégias de Atração e Captação de Novos Clientes
• Estratégias de Fidelização de Clientes
• Como fechar Parcerias
• Como Vender Planos e Fugir da Sazonalidade
• Marketing Digital para Personal Trainers
• Como criar Conteúdos para suas Postagens
• A Importância da Consistência nas Postagens
• Como Transformar seu Instagram em uma Máquina de Vendas
• 9 Formas de Aumentar seu Faturamento como Personal e Faturar mais de R$ 10 Mil por mês

Curso 6. Hidroginástica: metodologia e prática
GILBERTO OLIVEIRA (Giba)
• O que é Hidro?; Histórico da atividade de hidroginástica;
• Formas de trabalho; Modelos de trabalho;
• Variações, Intensidade;
• A música ajudando e atrapalhando;
• Periodização;
• Públicos especiais.

Curso 7. Exercício Físico para Grupos Especiais: Câncer Infantil e Cardiopatias
DENINSON FERENCI; CLÁUDIA FETTER
Treinamento Físico Funcional para Crianças com Câncer:
-
Prevenção X Reabilitação
-
*Tipos de Câncer e sua relação com o Exercício
-
*Treinamento Funcional: Os padrões de movimentos na Reabilitação
-
H.I.I.T (Treinamento Intervalado de alta Intensidade na Reabilitação
-
Educação Fisica na área hospitalar: Relação aluno/paciente.
-
FMS (Sistema de Movimento Funcional) e o DNS (Sistema Neurodesenvolvimental) na Reabilitação.
Cardiopatias:
-
Das evidências científicas à prática clínica: manejo dos principais fatores de risco cardiovasculares e cardiopatias;
-
Benefícios dos exercícios respiratórios sobre saúde cardiovascular;
-
Método e aplicativo CardioBreath (Prática).

Curso 8. Aspectos Jurídicos para academias
CRISTIANE DE ALMEIDA OAB/RS 60229
• Questões trabalhistas;
• Responsabilidade civil com os alunos;
• Órgãos de fiscalização.

Curso 9. Recepção e Vendas na academia
GUGA BINOTTO
-
O que é Vender? Conceito; • Características do Vendedor de Sucesso;
• Os Erros mais Comuns cometidos pelos Vendedores;
• Segredo do Sucesso em Vendas; • As Leis da Venda; • Ciclo da Venda;
• Entendendo o Ciclo da Venda em 6 Etapas;
• Técnicas e Estratégias de Negociação; • Técnicas e Estratégias de Quebras de Objeção;
• Boletim de Visita; • Script de Venda como Ferramenta de Otimização de Resultados;
• Rapport: Comunicação da forma correta;
• Ciclo de Compra do Cliente;
• Como Vender Planos. Fale Menos e Ouça Mais.

Curso 10. Inclusão na Prática da sala de aula
RAÍSA NASCIMENTO; CRISTIANE DE LORENZO
• Público alvo da educação inclusiva;
• Processos inclusivos;
• Adaptação curricular;
• Atendimento Educacional Especializado;
• Troca de experiências.

Curso 11. Psicomotricidade, Autismo e Educação Física Escolar Inclusiva
JULIANO PADILHA; CLAUDIA ALFAMA
Objetivo 1: compreender a importância da Psicomotricidade na escola:
A. Eixos psicomotores. 1. Métodos e teorias da psicomotricidade. B. O corpo em questão: 1. A aprendizagem por meio do movimento corporal. 2. Afetividade, a importância dos vínculos afetivos. C. Desenvolvimento global e psicomotor: 1. Os primeiros anos de vida e a infância. D. Conceitos da Psicomotricidade: 1.esquema corporal, 2.Tônus 3. Coordenação ampla e fina 4. Equilíbrio 5. Organização espacial e temporal 6. Lateralidade. 7. Ritmo 8. Percepção E. Diferentes áreas da intervenção psicomotora.
Objetivo 2: problematizar os conceitos de diferença, diversidade, inclusão, instrumentalizando os participantes para uma atuação inclusiva frente à diversidade, buscando romper com as barreiras atitudinais, estimulando e intensificando a participação dos alunos com deficiência nas aulas de educação física, possibilitando as mesmas o reconhecimento de potencialidades, funcionalidades, autoestima, qualidade de vida e viabilização da cidadania.
• Diálogos com a Inclusão Escolar;
• Conceito e Aplicação da Atividade Física para Pessoas com Deficiência;
• Atividades Escolares Inclusivas;
• Experiências e Práticas em Esportes Paralímpicos na Escola.

Curso 12. Circuito Funcional e Ritmos na Escola
RAFAEL LACAVA; MÍRYAN BRAUCH
• Dança escolar: didáticas e aplicabilidade da dança na educação física escolar, do 1º ao 9º ano , de acordo com o Referencial Curricular Gaúcho;
• Circuitos funcionais escolares com materiais alternativos;
• Ritmo/música nas atividades lúdicas e recreativas;
• Dinâmicas de integração, antiestresse e relaxamento;
• Professor/ Novas práticas na escola;
• Dança, ritmos e movimento com materiais alternativos;
• O desenvolvimento da coordenação através do ritmo;
• A importância da Educação Física como meio de acolhimento e inclusão na escola;
• O papel do professor no resgate da corporeidade.

Curso 13. BNCC e Referencial Curricular Gaúcho (RCG)
DANUSA ZANELLA
BNCC:
-
Marcos legais:
-
Construção da Base:
-
Conceitos.
RCG (Referencial Curricular Gaúcho):
-
Estrutura;
-
Utilização prática.
ESPORTE EDUCACIONAL:
-
Diferença entre Esporte Educacional na Educação Física x Esporte Educacional de Rendimento;
-
Estrutura do Esporte Educacional no RS

Curso 14. Convenção de Ritmos
FERNANDO SARAIVA; DUDU PEREIRA; GRAZI FANTI; JOÃO HENRIQUE NETO;THATY ENERGIA; ADILSON SOARES; TÂNIA DE OLIVEIRA; JOSÉ RODOLFO GOMES; DÉBORA GRINGS
-
Ritmos Total;
-
Dinâmica Corporal;
-
Funk Pop;
-
Hit Pop;
-
Ritmos latinos;
-
Swing Brasil;
-
Samba;
- Zumba;
-
Ritmos, Dança e Autoestima;
-
Flamenco Fit

Curso 15. Natação para todas as idades
GILBERTO OLIVEIRA (Giba)
• Natação para bebês; • Importância da natação para os bebês;
• A condução da aula pelo professor e a importância do acompanhante nas aulas;
• Avaliação de aprendizagem;
• Aulas musicalizadas;
• Formas de pegada das crianças;
• Níveis de divisão das turmas;
• Natação para idosos;
• Programação e Periodização dos treinos;
• Natação fora da piscina.

Curso 16. Suplementação e Comportamento Alimentar no Manejo da Obesidade
JOCELITO BIJOLDO MARTINS; MONICA BROILO
• Entendo o processo de emagrecimento;
• Mecanismos fisiológicos do emagrecimento;
• Quando usar suplementos objetivando o emagrecimento;
• Estratégias do uso de suplementos para o emagrecimento baseado em evidências
• Definindo Comportamento Alimentar;
• Formação do Comportamento Alimentar e sua Influência nos Desfechos em Saúde ao longo da vida;
• Obesidade e Comportamento Alimentar;
• Manejo Alimentar e Nutricional no Tratamento da Obesidade.

Curso 17. Introdução ao Treinamento Funcional
DANIELA AZEVEDO; DIEGO ROUXINOL
• Fundamentos Básicos e preparação para treinar movimento;
• Por onde começar? Visão organizada sobre treinamento;
• Por que avaliar movimento? Testes de avaliação;
• Mo-estabilidade;
• Controle motor/integração;
• Pré – habilitação (como organizar e sistematizar);
• Exercícios corretivos;
• Montagem de uma sessão de treino voltada para aprimorar os déficits do cliente/aluno ou atleta.
• O paradigma do Treinamento de Força no Fitness;
• Quais são as diferenças entre a abordagem convencional e a funcional do Treinamento de Força?
• Como o treinamento de Força pode influenciar na performance, saúde e prevenção de lesões?
• Análise biomecânica e cinesiológica dos exercícios de Força Funcional;
• Entendendo a Taxa de Produção de força e sua importância;

Curso 18. Musculação
CARLOS DE MACEDO
-
Treinamento de força na saúde, na doença e na performance esportiva;
-
Métodos de treinamento de força;
-
Relação entre força, flexibilidade e capacidade aeróbica;
-
Treinamento de força para hipertrofia e combate à flacidez;
-
Treinamento de força baseado em evidências (estudos científicos).