A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

A atuação do professor de educação física no Sistema Único de Saúde
 
 
Cássio Ricardo de Moraes, Josiane Delazari Hilgert
 
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
 
 
Termos-chave: SUS , Saúde Coletiva , VER-SUS

RESUMO
 
O presente trabalho surgiu de um estágio de vivência denominado VER-SUS/BRASIL. O programa reúne estudantes dos cursos da saúde para conhecerem mais de perto o Sistema Único de Saúde (SUS).
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um acadêmico de Educação Física, da UNISC; fazer questionamentos sobre a atuação do professor de Educação Física no Sistema e divulgar o estágio que é gratuito.
A vivência ocorreu entre os dias 05 e 20 de janeiro de 2005, em Santa Cruz do Sul. A rotina dos vinte estagiários e dois facilitadores durante os quinze dias, proporcionou momentos de visita aos estabelecimentos do Sistema, reflexões e dinâmicas em grupo, leitura de textos e confecção de relatório.
Durante o processo de visitações foi relatado pela coordenação do CAPS que um professor desenvolve atividades esportivas com pacientes. No CAPSIA já tiveram Educador Físico trabalhando com recreação. No HSC uma equipe interdisciplinar possui uma sala para o projeto de recreação hospitalar e reabilitação de pacientes com DPOC. Analisando os locais visitados poderíamos incluir o Educador Físico nos PSF´s, assumindo os grupos de hipertensos e diabéticos, propondo atividades como caminhadas e palestras. Na UMREST atuando na prevenção e tratamento de doenças oriundas do trabalho. No CAPS e CAPSIA aperfeiçoar as atividades já desenvolvidas. O Projeto PANSEMA que reabilita jovens infratores através de convênios pode utilizar o esporte como ferramenta de socialização e recuperação. Os hospitais podem aproveitar os bacharéis em estágios supervisionados.
Ainda é pouca a atuação do profissional de Educação Física no SUS, no entanto, através desta vivência podemos visualizar uma ampla e nova área de atuação para nossa classe, que à medida que apropriar-se deste espaço, estará mudando conceitos em saúde. Outra questão a ser repensada é a educação em saúde iniciar na escola como estratégia para diminuir os gastos públicos com tratamentos.
 
 
ENDEREÇO: Rua Júlio de Castilhos, 40/402 – CEP 96810-010 Santa Cruz do Sul RS
FONE: 051 3715-8368 - 051 9645-2334
cassiormoraes@yahoo.com.br